Relíquias datam de 300 d.C., acreditam os pesquisadores.
Material estava enterrado em vasos.
Arqueólogos franceses anunciaram a descoberta de milhares de moedas romanas no campo de L'Isle-Jourdain, perto de Toulouse, no sudoeste da França.
Os pesquisadores acreditam que as moedas de bronze provavelmente foram cunhadas entre os anos 290 e 310 de nossa era em Roma, Londres, Lyon (atual França), Cartago (atual Tunísia) ou Trier (atual Alemanha). Estavam enterradas em três vasos.
No final de semana, foram desenterradas e guardadas, disse o responsável regional por descobertas arqueológicas, Michel Vaginay.
"É um achado importante, na medida em que não é frequente falar de objetos do tipo desse período", disse à AFP.
Dois pesquisadores encontraram há dois anos 250 peças num campo arado já mencionado antes, pelo serviços de arqueologia, que entrou logo em contato com o proprietário do terreno. Este pediu que as escavações fossem organizadas só depois da colheita de milho", informou Vaginay.
Assim, durante meses, os arqueólogos torceram para que não houvesse nenhum vazamento da notícia.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/11/arqueologos-descobrem-vasos-com-moedas-de-roma-antiga-na-franca.html acesso 08/11/2011 ás 07:40
São este tipo de descobertas que ajudam no avanço e na descoberta da história antiga...há pouco tempo fez-se achados arqueologicos cartagineses aqui na Terceira, Açores e espero que se descubra se realmente eles passaram por cá...parabens pelo blog
ResponderExcluirOlá Francisco Miguel, muito obrigada por dar uma passadinha aqui no Blog, com certeza essas descobertas tem grande importância pois através do mesmo desvendamos cada fragmento da história. Muito obrigada novamente, volte sempre!
ResponderExcluir